Home / Petar

Petar

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) localiza-se na Região Sul/Sudeste do Estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiaí, na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape, Região do Vale do Ribeira, especificamente localizado no Alto Vale.

Com uma área aproximada de 36.000 hectares, juntamente com o Parque Estadual de Intervales, Estação Ecológica de Xitué, Parque Estadual Carlos Botelho, Mosaico do Jacupiranga e Zona de Vida Silvestre da APA da Serra do Mar, compõem o chamado continuum ecológico de Paranapiacaba, com mais de 120 mil hectares, um dos mais significativos e belos trechos protegidos da Mata Atlântica, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Intrigando os homens há séculos, as cavernas sempre foram objetos de pesquisa e curiosidade, um dos fatos que fazem do PETAR o parque mais visitado do estado de São Paulo. São uma infinidade de formas e tamanhos, cavernas com rios, lagos subterrâneos, grandes salões arqueológicos, dunas, galerias e muitos espeleotemas, além das curiosas formações esculpidas na rocha.

Data: 

    

ATIVIDADES:
Visita em cavernas e cachoeiras;
Caminhadas (curta e média duração);
Recreação e lazer;
Educação ambiental;

Núcleo Santana

É o núcleo com melhor infraestrutura turística e um dos mais completos em atrativos; ponto de partida para diferentes roteiros de visitação, muito indicado para famílias e demais grupos que veem ao PETAR pela primeira vez. Localiza-se na porção sul do parque, no vale do rio Betari, acesso pela rodovia Iporanga-Apiaí (SP-165), não pavimentada.

Núcleo Ouro Grosso

Inaugurado em 1998 por ocasião das festividades do quadragésimo aniversário do PETAR, a sede do núcleo Ouro Grosso fica na porção sul do parque no vale do rio Betari junto ao Bairro da Serra e próximo ao Núcleo Santana; possui infraestrutura para apoio as pesquisas e atividades relacionadas à Educação Ambiental. Destaque para a Caverna Ouro Grosso, considerada “A mais Radical do PETAR” e o Museu da Cultura Tradicional.

Núcleo Casa de Pedra

Nele se encontra a caverna Casa de Pedra que possui o Maior Pórtico do Mundo, com 215 metros de altura, citada no guinness book. Suas Trilhas, Rios, Cachoeiras e Mata são de uma exuberância sem par, indicado para amantes da natureza em especial aqueles que gostam de fotografias e trilhas. Localizado na porção Sul do Parque no Vale do Rio Iporanga. Acesso pela estrada de terra Iporanga – Ribeirão de 13 Km (ramal da Rod. SP-165).

Núcleo Caboclos

Considerado um dos núcleos mais selvagens e belos do PETAR. Destaque para as Cavernas Monjolinho, Desmoronada, Temimina, Arataca e Cachoeiras Sete Reis e Maximiano. Localiza-se no “coração” do PETAR (Região central do Parque), no Bairro Espírito Santo, em área de Serra, acesso no km 294 da Rodovia SP-250 (26 km de Apiaí ou 37 km de Guapiara) segue-se por 17 km pela Estrada do Espírito Santo até o Núcleo (não pavimentado).

É aconselhável levar nos passeios (mochila com):

02 pares de tênis (velhos para as caminhadas e passeios), repelente contra insetos, protetor solar, capa de chuva, camisetas extra, toalha, mochila, squezzi ou garrafinha de água, lanterna com pilhas extras, máquina fotográfica. Só é permitido a entrada de camiseta manga curta ou longa e calça comprida nas cavernas.

    

Este pacote inclui:

Transporte São Paulo – Iporanga / Trilhas / Iporanga – São Paulo.

2 diárias na Pousada Casa de Pedra com café da manhã (Os quartos têm ventilador de teto, frigobar, roupa de cama, toalhas e banheiro privativo).

Passeios: Sábado – 2 cavernas com trilhas (em torno de 5hrs de passeio).

Domingo – 1 caverna com trilha (em torno de 3hrs de passeio).

Lanche para trilha.

Capacete.

Jantar na noite de sábado.

Taxas do parque.

Guia ecologico do parque para cada 8 pessoas.

Este pacote não inclui:

Lanterna.

Despesas de caráter pessoal.

Bebidas durante a estadia na pousada.

Politica de cancelamento: Caso a desistência venha da parte do cliente adotamos o seguinte (baseado na Embratur):

– Cancelamento 30 dias antes da viagem – multa 10% do valor total do pacote

– cancelamento entre 30 e 20 dias antes da viagem – multa 20% do valor total do pacote

– cancelamento entre 20 e 07 dias antes da viagem – multa 50% do valor total do pacote

– cancelamento 07 dias antes da viagem – multa de 100% do valor total do pacote